Autoria: Marina Freire*
Curadoria: Luisiana Passarini


Texto baseado no III Encontro Virtual da série CUIDE DE SUA SAÚDE MENTAL, realizado pelo Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil, na ação ESPECIAL COVID-19.

Tema: “Música e Saúde Mental das Crianças na Quarentena”- Convidada: MT. Marina Freire – Moderadora: MT Luisiana Passarini – Data: 07/05/2020


Música e Saúde Mental das Crianças na Quarentena

A música é comumente utilizada como entretenimento infantil. Quais pais aí já utilizaram do recurso de músicas e vídeos musicais infantis para entreter e distrair a criança e oferecer-lhe um momento recreativo?!… Isso é ótimo, pois música faz bem a qualquer hora, músicas infantis podem ser bem divertidas e são um bom passatempo. Porém música pode ser muuuuito mais do que isso!

A música está no dia a dia de todo mundo também como forma de socialização, concentração, autoexpressão de sentimentos, fortalecimento da espiritualidade, e muitas outras formas.

Os fundamentos neuropsicológicos da Musicoterapia nos ensinam que, no universo infantil, a música também pode ser utilizada para:

  • incentivar os processos cognitivos (como em músicas que trabalham a atenção, a memória e a linguagem);
  • propiciar o desenvolvimento motor (como em músicas que convidam a fazer movimentos);
  • promover a interação (como em músicas que convidam às relações entre as pessoas);
  • ajudar a estabelecer e manter a rotina da criança (como em músicas que marcam início e fim de atividades);
  • fortalecer o afeto nas relações familiares (como em músicas que falam de afeto e favorecem a empatia).

Por isso, a música também pode ser uma forte aliada para as famílias durante este período de distanciamento social, em que muitas crianças estão em casa o dia inteiro. Além de colocar música para seu/sua filho/a ouvir e se distrair, sugerimos que tire alguns minutos diários para fazerem música juntos e, assim, explorarem todos potenciais de interação e conexão que a música permeia. Sabemos que a experiência musical ativa (ou seja, não somente ouvir) é muito mais significativa para as sinapses cerebrais, para as relações sociais e para o desenvolvimento infantil como um todo.

Assim, além de ter um momento prazeroso, você estará contribuindo com a saúde física e mental da criança.

Cante, dance, improvise, faça um batuque, brinque de criar músicas, divirta-se com as músicas, deixe sua musicalidade vibrar e brilhar junto com a musicalidade de sua criança! Nesta quarentena e além!

Referências:

ANSDELL, Gary. How music helps in Music Therapy and Everyday life. New York: Routledge, 2014.
DEUTSCH, Diana. The Psychology of Music. 3. ed. San Diego, CA: Elsevier, 2013.
DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.


* Marina Freire é musicoterapeuta, mestre em Neurociência, Doutora em música e Trainee da Abordagem Nordoff-Robbins. Professora adjunta da UFMG (Musicoterapia, Escola de Música IFMG) e vice-diretora do Centro de Musicalização Integrado da UFMG (CMI-UFMG)


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Luisiana B.F. Passarini
Musicoterapeuta Diretora do CMBB