A musicoterapia é um recurso valioso no tratamento da criança com Transtorno do Espectro Autista porque atua na comunicação, na interação social e nas habilidades socioemocionais.

O fazer musical desperta para habilidades básicas de comunicação tais como o contato visual e o interesse em iniciar e manter uma interação. Envolve diferentes tipos de atenção, estimula a troca de turno – que é quando alguém pergunta e outro responde – e a percepção de si mesmo e do outro – um aspecto muito importante para a comunicação e o convívio social.

Com técnicas musicoterapêuticas específicas podemos trabalhar diferentes objetivos, conforme a necessidade de cada criança:

  •  Brincadeiras musicais trazem reconhecimento e autocontrole do corpo, trabalham a flexibilidade cognitiva e a aceitação de novos estímulos;
  • Canções organizam palavras desconexas e repetitivas, dando contorno e contexto à fala;
  • A improvisação musical estimula e potencializa a criatividade da criança e abre espaço para o “brincar de faz de conta”.

Além disso, estudos científicos têm demonstrado que a interação musical gera uma conectividade cerebral mais eficiente e melhora a qualidade das relações entre pais e filhos.


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Luisiana B.F. Passarini
Musicoterapeuta Diretora do CMBB